terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atividades para Alunos de Licença Médica, 1° Bimestre, 3° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
1° Bimestre, 3° Ano

 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):

Trabalho I: Em uma folha  A4, represente qualquer um dos conceitos artísticos citados no texto III . Exemplos: um desenho, uma pintura, um cartaz publicitário, etc.
Trabalho II:  Em uma folha  A4, reproduza a figura do texto IV.

Texto I:

A arte e suas diferentes linguagens

            A arte é uma forma de expressão do ser humano. Ela é um meio de expressão cultural e social. Através dela o homem expressa suas vivências e como ele percebe este mundo. Sendo um ser social, através da arte o homem também vai expressar a sua vida em sociedade.
            Através da arte o homem consegue não só imprimir sua visão da sociedade como também transformá-la. Esta visão de mundo pode ser impressa através de várias modalidades.

Linguagem Visual

É qualquer meio em que são criados símbolos percebidos, na sua maioria, pela visão.

Linguagem Cênica

É a linguagem empregada para concepção de espetáculos, criando e apresentando símbolos percebidos ao mesmo tempo pela visão e audição (audiovisual).

Linguagem Musical

            É qualquer meio em que são criados e produzidos símbolos percebidos pela audição, tendo como matéria-prima básica o som.



Atividades

1)    A arte possui várias modalidades de linguagens.

(   )  FALSO.    (   ) VERDADEIRO.

2)    Apresenta símbolos audiovisuais.
(   ) Linguagem visual.
(   ) Linguagem cênica.

3)    Coloque V para visual, C para cênica e M para musical.

(   )  Aquarela, de Toquinho e Vinicius.
(   ) Romeu e Julieta, de Shakespeare.
(   ) Monalisa, de Leonardo da Vinci.
(   ) Davi, de Michelangelo.





Tema: A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

Texto II: 

A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

O homem é um ser social e está inserido em uma cultura, seja ela qual for.  A Arte é uma forma do homem interpretar o mundo em que vive. Ela é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, expressar suas ideias, sensações e sentimentos. Sendo uma forma de comunicação.
A Arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
Partindo deste princípio, a arte existe para decorar o mundo, para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para expressar ideias, desejos e sentimentos.
Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa ser uma representação fiel das coisas no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.


Atividades

1)      O homem é um ser _____________ e está inserido em uma cultura.

2)      A Arte é uma forma de comunicação.
(   ) Falso.    (  ) Verdadeiro.

3)      Segundo Azevedo Júnior, o que é necessário para a apreciação da Arte?


4)      O que é arte utilitária?




Texto III: 


Conceitos em diferentes ambientes Artísticos

Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.
Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos. A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.
Gravura: De um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata-se aqui de uma reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do "poster", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.
Escultura é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo. Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem.
Arquitetura significa construção, e refere-se à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. A arquitetura é a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
Música: É a arte dos sons, combinados de acordo com a altura e proporcionados pela duração dos sons. É a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc. A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Cinema: Chamamos de cinema ou cinematografia à tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento", ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem. Também se diz cinema ao prédio ou sala onde são projetados os filmes.
Artes Gráficas se refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo de comunicar. É uma forma de se comunicar visualmente um 
conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto. No século XXI, a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.
Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.
História em Quadrinhos : Os quadrinhos são histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
         A linguagem das personagens é simples, objetiva e quase sempre aparece escrita em balões.
         A história em quadrinhos é criada a partir da reunião de vários elementos: o texto, as personagens, os letreiros, as vinhetas, os balões e as onomatopéias.
Fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.
Vídeo: Um vídeo é um sistema  de gravação e reprodução de imagens, as quais podem estar acompanhadas de sons, e que se realiza através de uma banda magnética.

Atividades
1) Relacione:
a) Literatura                 
b) Quadrinhos                      
c) Cinema    
d) Desenho      
(   ) São histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
(   ) Reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento".
(   ) Arte de criar e compor textos.
(   ) Composição bidimensional, constituída por linhas, pontos e forma.

 2) Complete:
a) O  ________________  é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças.
 
b) A______________  é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
c) As Artes ____________________estruturaram e dão forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto.
d) _______________ é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo.

3) Responda:
a) O que é gravura?



b) O que é publicidade?



c) O que é fotografia?







Texto IV: 




Conceitos críticos de Arte

A produção artística não pode ser definida como uma ciência, uma vez que seus resultados não são absolutos e nem sequer conclusivos. A arte é subjetiva, deixando qualquer tipo de critério objetivo de lado.
            A escolha de uma obra para apreciação vai bem além do "feio ou bonito" ou "gostei ou não gostei". A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um. Isso não tem necessariamente uma relação com a história da sociedade ou da arte. A crítica do espectador comum é feita a partir de conteúdos afetivos e, portanto, é muito pessoal. Enquanto que o especialista busca um "meio termo" entre a razão e a sensibilidade e procura ser objetivo sem perder a ligação com o delicado universo artístico.
            Os primeiros críticos surgiram na Grécia Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte. Muitos dos princípios que nortearam esses primeiros pensadores da arte foram resgatados na Europa Moderna (Renascimento) e somados a outros princípios da Idade Média, sobretudo religiosos.
Com a organização do mercado de arte ao longo dos séculos, a atividade do crítico tornou-se cada vez mais especializada. No início ele se ocupava principalmente em orientar o mercado, mas no século XIX sua opinião começou a circular na imprensa e seu trabalho passou a contribuir para orientar o público a consumir Arte. A indústria cultural e todas as transformações que vem ocorrendo no universo das manifestações culturais a partir do século XX deram ao crítico e ao curador uma posição de referência.
A arte brasileira é questionadora e discute criticamente a realidade. No século 19 caricaturistas já ironizavam a postura do 2° Império e, posteriormente, a dos próprios republicanos. E no século XX os modernistas refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística nacional. Já nos anos 1960, motivados pelas muitas revoluções da arte internacional, artistas e músicos brasileiros tropicalistas mostraram seu olhar sobre o regime militar, que criava uma série de restrições às possibilidades de expressão. A Pop Art brasileira criticou, de modo muitas vezes bem-humorado e poético, a realidade do momento.
Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música, dança e literatura.
 Além de reconhecer os elementos que compõem uma obra artística (forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz), o observador deve interpretá-la, estabelecendo conceitos críticos a respeito do conteúdo analisado. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando a possibilidade do artista de perceber-se como agente de transformações.
A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção estética e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de aprendizagem de arte, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e intensificam as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
A realização de trabalhos pessoais, assim como a apreciação das obras de arte em diferentes ambientes artísticos, se dá mediante a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade. Trata-se de criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
Os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos, movimentos que estão à sua volta. Também deve conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
O exercício de uma percepção crítica das transformações que ocorrem na natureza e na cultura pode criar condições para que os alunos percebam o seu comprometimento na manutenção de uma qualidade de vida melhor. A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
A possibilidade de pensar criticamente sobre as imagens estão presentes nas mídias (televisão, rádio, imprensa, Internet). A Arte torna-se globalizada, considerando os diversos grupos culturais encontram um lugar para arte em suas vidas, entendendo que tais grupos podem ter necessidades e conceitos de arte distintos.
O sentido pluriculturalista amplia a discussão sobre a função da arte e o papel do artista em diferentes culturas, assim como o papel de quem decide o que é arte e o que é arte de boa qualidade. Essas discussões podem contribuir para o desenvolvimento do respeito e reconhecimento de diferenças.
O pluriculturalismo no ensino de arte tem como objetivos: promover o entendimento de cruzamentos culturais pela identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais; reconhecer e celebrar a diversidade étnica e cultural em arte e em nossa sociedade, enquanto também se potencializa o orgulho pela herança cultural em cada indivíduo, seja ela resultante de processos de erudição ou de vivências do âmbito popular, folclórico ou étnico.
Examinar a dinâmica de diferentes culturas e os processos de transmissão de valores; desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais; questionar a cultura dominante também é papel da Arte.
É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

Atividades

1) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A produção artística não é definida como ciência.
(   ) A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um.

(    ) Questionar a cultura dominante não é papel da Arte.
(    ) É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

2) Complete:
a) Os primeiros críticos surgiram na _________________ Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte.
b) No século XX os _________________refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística brasileira.
c) A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção _______________e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.

Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf




Atividades para Alunos de Licença Médica, 2° Bimestre, 3° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
2° Bimestre, 3° Ano


 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):

Trabalho I: Em uma folha A4, reproduza um desenho infantil ou peça a uma criança que faça um desenho para você.
Trabalho II: Em uma folha A4, escreva uma cantiga de roda e faça a ilustração.

Texto I:


A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO


            A Arte se apresenta no cotidiano 
infantil  na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, ela já está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.




A ARTE COMO MEIO DE COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO


a) Desenvolvimento emocional: o desenho pode proporcionar a oportunidade do desenvolvimento emocional, com a inclusão direta do eu. Quando cria, acriança pode aparecer diretamente em sua obra criadora ou representar alguém com quem se identifique. Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.


b) Desenvolvimento Intelectual: a compreensão gradativa que a criança tem de si própria e do seu meio, ou seja, o conhecimento está ativamente à disposição da criança, quando desenha, demonstra seu nível intelectual. Os desenhos como meios utilizados para demonstrar o indício da capacidade mental da criança, principalmente quando os meios verbais de comunicação não são adequados.


c) Desenvolvimento Físico : o desenvolvimento físico manifesta-se em sua capacidade de coordenação visual, na maneira como controla seu corpo, orienta seu traço e dá expressão as suas aptidões.

d) Desenvolvimento Perceptual: a fruição da existência e a capacidade de aprendizagem talvez dependam do significado e da qualidade das experiências sensoriais. A observação visual é, normalmente, aquela a que se atribui maior ênfase na experiência artística. O desenvolvimento perceptual revela-se na crescente sensibilidade às sensações do tato e dá pressão, desde o simples amassar do barro de moldagem e a exploração tátil de contexturas até as reações sensitivas ao barro até as diferentes qualidades da superfície e do contexto, numa variedade de formas artísticas.


e) Desenvolvimento Social: o desenvolvimento social das crianças pode ser facilmente apreciado em seus esforços criadores. Uma criança muito pequena já começa a incluir algumas pessoas em seus desenhos, à medida que a criança cresce, sua arte vai refletindo sua crescente conscientização das pessoas e da influencia destas em sua vida. A arte proporciona a oportunidade de interação social com as crianças da mesma idade, através dos trabalhos em grupos podem cooperar tendo a maior consciência da contribuição de cada individuo.

f) Desenvolvimentos Estético: está relacionado a capacidade sensitiva para integrar experiências num todo coeso. Cada material artístico possui exigências diferentes, em função do seu uso estético, isto é a estética está intimamente vinculada à personalidade.

g) Desenvolvimento Criador: está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar, envolver-se emocionalmente na criação. A capacidade criadora é essencial em nossa sociedade, e o trabalho da criança reflete no seu desenvolvimento criador, tanto no próprio desenho como no processo de realizar a forma artística.


Atividades


1) Complete:
a) A observação ________________________ é, normalmente, aquela a que se atribui maior ênfase na experiência artística.
b) A arte proporciona a oportunidade de interação _______________________com as crianças da mesma idade.

2) Responda:
a) Onde se manifesta o desenvolvimento físico da criança?

b) A que está relacionado o desenvolvimento estético da criança?




Texto II:


Objetivo: Reconhecer a evolução gráfico-escultórica no processo de expressão infantil.



Evolução gráfico-escultórica da criança

          O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos.  Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir, transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem estar se referindo a objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo a outros desenhos. Na evolução da garatuja para o desenho de formas mais estruturadas, a criança desenvolve a intenção de elaborar imagens no fazer artístico. Começando com símbolos muito simples, ela passa a articulá-los no espaço bidimensional do papel, na areia, na parede ou em qualquer outra superfície. Passa também a constatar a regularidade nos desenhos presentes no meio ambiente e nos trabalhos aos quais ela tem acesso, incorporando esse conhecimento em suas própriasproduções. No início, a criança trabalha sobre a hipótese de que o desenho serve para imprimir tudo o que ela sabe sobre o mundo. No decorrer da simbolização, a criança incorpora progressivamente regularidades ou códigos de representação das imagens do entorno, passando a considerar a hipótese de que o desenho serve para imprimir o que se vê.
          É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.
O desenho está também intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita. Parte atraente do universo adulto, dotada de prestígio por ser "secreta", a escrita exerce um verdadeiro fascínio na criança, bem antes de ela própria poder traçar verdadeiros signos. Muito cedo ela tenta imitar a escrita dos adultos. Porém, mais tarde, quando ingressa na escola verifica-se uma diminuição da produção gráfica, já que a escrita ( considerada mais importante) passa a ser concorrente do desenho.
         O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio. Estes estádios definem maneiras de desenhar que são bastante semelhantes em todas as crianças, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade. Este modo de desenhar próprio de cada idade varia, inclusive, muito pouco de cultura para cultura.


A Evolução gráfico-escultórica da criança segundo Luquet

Luquet Distingue Quatro Estádios:

1-    Realismo fortuito: começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco. A criança que começou por traçar signos sem intenção de representação descobre por acaso uma analogia com um objeto e passa a dar nomes aos seus desenhos.
2- Realismo fracassado: Geralmente entre 3 e 4 anos, tendo descoberto a identidade forma-objeto, a criança procura reproduzir esta forma.
3- Realismo intelectual: estendendo-se dos 4 aos 10-12 anos, caracteriza-se pelo fato que a criança desenha do objeto não aquilo que vê, mas aquilo que sabe. Nesta fase ela mistura diversos pontos de vista ( perspectivas ).
4- Realismo visual: É geralmente por volta dos 12 anos, marcado pela descoberta da perspectiva e a submissa às suas leis, daí um empobrecimento, um esgotar progressivo do grafismo que tende a juntar-se às produções adultas. 


A Evolução gráfico-escultórica da criança segundo Piaget

Numa Análise Piagetiana, temos:


1 - Garatuja: Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente. Pode ser dividida em:  Desordenada (movimentos amplos e desordenados) e Ordenada (movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado)


2 - Pré- Esquematismo: Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido a vínculos emocionais. A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. Quanto a utilização das cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do interesse emocional.

3 - Esquematismo: Faz parte da fase das operações concretas (7 a 10 anos).Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto à figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a descoberta das relações quanto à cor; podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional.

4 - Realismo: Também faz parte da fase das operações concretas, mas já no final desta fase. Existe uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas diferenciando os sexos. Aqui acontece o abandono do esquema de cor, a acentuação será de enfoque emocional.

5 - Pseudo Naturalismo: Estamos na fase das operações abstratas (10 anos em diante)É o fim da arte como atividade espontânea. Inicia a investigação de sua própria personalidade. Aparecem aqui dois tipos de tendência: visual (realismo, objetividade);táctil ( expressão subjetividade) No espaço já apresenta a profundidade ou a preocupação com experiências emocionais (espaço subjetivo). Na figura humana as características sexuais são exageradas, presença das articulações e proporções. A consciência visual (realismo) ou acentuação da expressão, também fazem parte deste período. Uma maior conscientização no uso da cor, podendo ser objetiva ou subjetiva.



Atividades

1)    Como são chamados os rabiscos iniciais que as crianças fazem?

2
2) O desenho está também intimamente ligado com o desenvolvimento da ___________________________________.


53)    Por que há uma diminuição da produção gráfica quando a criança ingressa na escola?


64) Em quais estádios Luquet divide a evolução gráfico-escultórica da criança?


75)    Como Piaget divide a evolução gráfico-escultórica da criança?






Texto III:






Arte-educação e sua aplicação na prática educacional

Arte/Educação é a ciência do ensino de arte. Seu campo de conhecimento é a formação do professor para o ensino de arte; o ensino da arte na educação escolar; o ensino da arte na educação não escolar; os fundamentos da Arte/Educação;  os processos de aprendizagem da arte; o ensino das artes visuais; Dança/Educação; Educação Musical; Teatro/Educação; entre outros.
Sobre o ensino da arte na educação escolar, diferentes estudos vêm sendo realizados para diagnosticar essa prática educativa. A partir desses estudos e de uma simples observação analítica sobre a prática de ensino da arte na escola vamos encontrar a presença de diferentes tratamentos conceituais, didáticos e metodológicos, tais, como: (1) produção de desenho, pintura e atividades artísticas livres; (2) realização de dramatizações, (3) cantar músicas da rotina escolar e/ou o canto pelo canto; (4) assistir a apresentações artísticas; (5) realização de jogos teatrais e jogos dramáticos; (6) ensino do desenho e dos elementos da linguagem visual (7) preparação de apresentações artísticas e objeto para comemoração de datas comemorativas e festivas; (8) leitura e releitura de obras de grandes artistas; (9) pesquisa sobre a vida e obra de artistas famosos; entre outros.
Teóricos buscaram estabelecer quais as concepções de ensino de arte estão presentes nas práticas
pedagógicas na contemporaneidade.
O Ensino de Arte na Educação Escolar: as Diferentes Tendências e Concepções de Ensino: Os resultados apontaram que o ensino de arte no Brasil possui três grandes tendências conceituais, que, didaticamente, classificamos em: (1) Ensino de Arte Pré-Modernista; (2) Ensino de Arte Modernista; e (3) Ensino de Arte Pós Modernista ou Pós-Moderno. Na Tendência Pré-Modernista, encontraremos a concepção de Ensino da Arte como Técnica; já na Tendência Modernista, vamos encontra a concepção de Ensino da Arte como Expressão e também como Atividade; e finalmente na Tendência Pós Modernista, a concepção de ensino da Arte como Conhecimento.
O Ensino de Arte como técnica: A ideia de ensino de arte como técnica está ligada à origem do ensino de arte no Brasil. Com a presença dos Jesuítas, em 1549, iniciou-se o ensino de arte na Educação
Brasileira através de processos informais, caracterizados pelo ensino da arte em oficinas de artesões. O objetivo era catequizar os povos da terra nova, utilizando-se, como um dos instrumentos, o ensino de técnicas artísticas.  Na educação formal, o ensino de arte tem a sua gênese marcada pela criação da
Academia Imperial de Belas Artes, em 1816, com a chega da Missão Artística Francesa, formada por grandes nomes da arte da Europa. Todos os membros da Missão Francesa possuíam uma orientação neoclássica, que marcou o seu modo de ensinar arte. Predominava o exercício formal da produção de figuras, do desenho do modelo vivo, do retrato, da cópia de estamparias, obedecendo a um conjunto de regras rígidas.
O Ensino de Arte como expressão:  A concepção de ensino de arte como o desenvolvimento da expressão e da criatividade tem as suas bases conceituais e metodológicas ligadas ao Movimento
Escolinhas de Arte (MEA). O MEA foi  o primeiro importante movimento que possibilitou o processo de transformação filosófica e metodológica de nossa Arte/Educação (AZEVEDO, 2000). Um outro fator foi que o MEA, sendo o responsável pela formação inicial e continuada dos arte/educadores de diferentes regiões brasileiras, conforme apresentado nos estudos de Varela.
O Ensino de Arte como atividade: A concepção de ensino da arte baseada na simples realização de atividades artísticas é resultado do esvaziamento dos conteúdos específicos da área de arte na educação escolar. Essa concepção de ensino foi legitimada através da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN), de n° 5.692, promulgada em 11 de agosto de 1971, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de arte nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio.
O Ensino de Arte como conhecimento : A concepção de ensino de arte como conhecimento, ao contrário das teses liberais, positivistas e modernistas, defende a ideia da arte na educação com ênfase na própria arte. Segundo Rizzi, “a Arte importante por si mesma e não por ser instrumento para fins de outra natureza.”  Compreende a arte como uma área de conhecimento, como uma construção social, histórica e cultural é trazer a arte para o domínio da cognição,  como um dos elementos de manifestação da razão.


1)  O que é Arte-Educação?



2)  Quais são as três tendências de Arte-Educação no Brasil?



43) Qual é o conceito de arte da tendência Pré-modernista?






4)   Em que está baseado o ensino de arte como atividade?





Texto IV:



Objetivo:Relacionar os estágios de desenvolvimento gráfico infantil: rabiscação, garatuja, fase pré-esquemática e fase esquemática com o próprio desenvolvimento humano.





Os estágios de desenvolvimento gráfico infantil
e o próprio desenvolvimento humano

 
0 a 2 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Rabiscação: Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas proporcionam prazer à criança. Pesquisa de movimentos, curiosidade e exploração de materiais diversos.
 
Estágio do desenvolvimento humano:
Sensório-motor: Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações (motor)através do deslocamento do próprio corpo.   A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.
2 a 4 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Garatujasimples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexe o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão. As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na página. No final dessa fase, é possível que surjam os primeiros indícios de figuras humanas, como cabeças com olhos.
Pode ser dividida em:  Desordenada (movimentos amplos e desordenados) e Ordenada (movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado).

Estágio do desenvolvimento humano:
Simbólico:  Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação; é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos.

4 a 6 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Pré-esquemáticoDentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido a vínculos emocionais. A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. Quanto a utilização das cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do interesse emocional.


Estágio do desenvolvimento humano:
Intuitivo: Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês.   A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.


7 a 10 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Esquemático: Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto à figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a descoberta das relações quanto à cor; podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional.

Estágio do desenvolvimento humano:
Operatório concreto: O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatória.  Sua organização social é feita em grupos, e ele já pode compreender regras.
Atividades
.
 
1)      O que é rabiscação?

2)      Em que fase do desenvolvimento humano a linguagem está sendo formada?


3)      A garatuja ocorre em qual estágio do desenvolvimento humano?

4)      Que relações são descobertas dentro da fase pré-operatória?


5)      Em que fase do desenvolvimento humano ocorre a fase dos porquês?






Texto V:


Atividades culturais conhecidas e realizadas em educação infantil

Contação de histórias: A contação de histórias provoca na criança prazer, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
                   As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita. Por este contexto, é que cada vez mais as escolas e os pais devem adotar a literatura infantil para a educação das crianças, pois somente assim formarão adultos competentes e responsáveis na formação de um mundo melhor.
Cantigas de roda: As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. são muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. as músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. as letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil. Além de cantar com os alunos, o educador pode imprimir as letras para trabalhar letras ou palavras, ilustrações feitas pelas próprias crianças.
Expressão Visual: A criança, através da arte, registra seu mundo, transmitindo sua ânsia de viver, crescer e integrar- se. Com a expressão artística a criança estará afirmando sua capacidade de designar, de se orientar. Para expressar- se precisa de certos elementos que compõe o meio, e antes de tudo de uma grande dose de liberdade e compreensão daqueles que a rodeiam. Ela passa por diferentes fases evolutivas. Em qualquer destas fases, deve expressar livremente seus sentimentos e impressões, mantendo constantemente sua imaginação. Ela cria em torno de si um ambiente de jogo, sempre um espaço de criação. Lúdico, pois a criança desenha para brincar.
Quando a criança se expressa  através da arte, ela se lança, se projeta. Desta forma ela se modifica e está sendo modificada. Ela expressa o que sente e assimila aspectos dos ambientes de suas vivências. Faz a composição, a construção e a revelação de suas histórias.

Atividades
1)      Cite duas coisas que a contação de histórias pode enriquecer.




2)      As cantigas de roda são  também conhecidas como   ______________.


3)      O que são cantigas de roda?

4)      A criança, através da arte, ___________________seu mundo, transmitindo sua ânsia de viver, crescer e ______________________________.


5)      Em qualquer fase evolutiva, a criança deve expressar livremente seus sentimentos e impressões, mantendo constantemente sua imaginação.

(   ) FALSO.    (   ) VERDADEIRO.





Texto VI:



Objetivo:Descrever, através de atividades práticas com crianças, o desenvolvimento de expressão visual e motora, além da integração mente/corpo na atividade gráfica.



O desenvolvimento de expressão visual e motora e a
integração mente/corpo na atividade gráfica

PSICOMOTRICIDADEAtribui-se à educação psicomotora uma formação de base, indispensável a toda criança, que responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano.
           Podemos definir psicomotricidade como a educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas. Ela é a ciência do corpo e da mente. 
           A psicomotricidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. 

O PAPEL DO PROFESSOR: Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, para melhor planejar a ação docente. Por isso, é de fundamental importância o professor desenvolver atividades sabendo a que servem, e não aleatoriamente, arrolando-as como necessárias ao domínio do esquema corporal, como se esta expressão significasse apenas uma coisa.
Na pré-escola o papel do professor não é alfabetizar, mas estimular funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal. Através do seu conhecimento e sensibilidade, ele pode dosar teoria e prática de maneira gradual, combinando os estímulos adequados para cada tipo de aluno.

RELAÇÃO ESPAÇO TEMPORALAté os dois anos e meio, o espaço da criança é um espaço vivido dentro do qual ela se ajusta desenvolvendo seus movimentos coordenados em função de um objetivo a ser atingido. Entre os 3 e os 6 anos, a criança chega à representação dos elementos do espaço, descobrindo formas e dimensões. No final do período pré-escolar, a evolução da relação corpo-espaço resulta numa organização egocêntrica do universo. A criança descobriu sua dominância verbalizou-a e chega assim a um corpo orientado que lhe servirá de padrão para situar os objetos colocados no espaço. Exemplos: Andar devagar até o fim da sala. Bater bola e pular corda, devagar e depressa.

PERCEPÇÃO CORPORALConsciência do próprio corpo, de suas partes, com movimentos corporais, das posturas e das atitudes. Habilidade de evocar e localizar as partes do corpo. É a comunicação consigo mesmo e com o meio.
Exemplo: localizar o ombro do coleguinha.

EQUILÍBRIOÉ o cerebelo que ajusta permanentemente o tônus postural em combinação com o desenvolvimento motor. Exemplos: brinquedo de estátua, marcha nos calcanhares, permanência em pé, sentado ou deitado.

LATERALIDADEPredominância do uso de todos os órgãos pares. Pode ser direita ou esquerda. Deve ser observado o pé, a mão e o olho. No primeiro ano de vida não há preferência por nenhum lado. No segundo ano de vida ela continua usando ambas as mãos, mas gradativamente fixa a preferência por uma delas. Com dois anos completos quase todas as crianças já definiram sua lateralidade, mesmo que depois apareçam breves períodos de uso da outra mão. Finalmente, com seis anos está completa a definição. Também há uma nítida preferência por um dos olhos, por um dos pés, isto podendo ser no destro uma dominação dos três instintos. Exemplo: Com a mão dominante; pedir que a criança pegue um objeto qualquer. Observar a mão que ela irá usar. 

RITMODiz respeito à movimentação própria de cada um. Ritmo lento, moderado, acelerado, cadenciado. Noção de duração e sucessão, no diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
Na parte gráfica, as dificuldades de ritmo contribuem para que a criança escreva duas ou mais palavras unidas, adicione letras nas palavras ou omita letras e sílabas. Exemplos:Levantar e baixar na ponta dos pés. Bater palmas no ritmo do professor (rápido, lento, forte, fraco). 

COORDENAÇÃO ÓCULO MANUALO arremesso tem um interesse educativo considerável, sob o ponto de vista do desenvolvimento global da coordenação. O que vai nos interessar, principalmente no curso preparatório e no curso elementar, é o papel que esta atividade pode desempenhar na ligação entre o campo visual e a motricidade fina da mão e dos dedos: coordenação óculo-manual. Exemplos: Passes em toque de vôlei. Jogar a bola com uma das mãos; pegá-la de volta com a outra. 


COORDENAÇÃO GLOBAL (COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA)Realização de grandes movimentos com todo o corpo, envolvendo as grandes massas musculares, havendo harmonia nos deslocamentos. Não a precisão nos movimentos, embora seja importante a coordenação perfeita dos movimentos. Exemplo: marchar, batendo palmas, correr, saltar, etc.

COORDENAÇÃO MOTORA FINAÉ a capacidade para realizar movimentos específicos, usando os pequenos músculos, afim de atingir a execução bem sucedida da habilidade. Requer um ato de grande precisão no movimento. Movimentos manuais em que coordenação e a precisão são essenciais. Exemplos: tocar piano, escrever, modelagem com massinhas, recortar, colar, trabalhos com objetos pequenos como pinças, alicates de unha.

AGILIDADESão todas as atividades que exigem movimentos rápidos e precisos.
Exemplos: Fazer uma fila, colocar cones enfileirados e pedir que alunos corram em velocidade esquivando, dos cones.  Aula de queimada. 

TONICIDADEÉ o ato de tonificar-se, fortalecer-se, robustecer. É a qualidade, estado ou condição de tônico. Consideramos que a tonicidade é a força muscular que o aluno/criança vai adquirindo devido a atividades realizadas no dia a dia.


Atividades

1)      Defina psicomotricidade.



2)       A distinção de direita e esquerda está relacionada com:
(   ) lateralidade.   (    ) ritmo.    (   ) percepção corporal.


3)       O ritmo diz respeito à movimentação própria de cada um.
                       (   ) Falso.  (   ) Verdadeiro.

4)    É responsável pelo equilíbrio:
(   ) cerebelo.      (   )  bulbo.       (  )  encéfalo.

5)      Escrever está relacionado com:
(   ) Coordenação óculo manual.
(   ) Coordenação global (coordenação motora grossa) 
(   ) Coordenação motora fina.



Referências:


CASTRO, Eline Fernandes de; A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança.  / Pedagogia ao pé da letra
SILVA, Everson Melquiades Araújo TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SÓCIO-EPISTEMOLÓGICA DA ARTE/EDUCAÇÃO 
http://www.tiochoquito.com.br/textos_e_artigos_educacaopsicomotora.asp