sexta-feira, 21 de junho de 2013

Menina para colorir




Unhas decoradas / Unha com flores



Gato para colorir


Coração para colorir



Flores para colorir







Joaninha para colorir


Menino para colorir


Rebeca para colorir


Davi para colorir


Borboleta para colorir




quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conteúdo programático de artes visuais segundo o currículo mínimo,2013

Artes Visuais

Contextualizar/Apreciar/Experimentar/Fazer

6° ano

1° bimestre
- Reconhecer a arte e suas diversas linguagens como meio de expressão e comunicação.
- Identificar elementos gráficos como espaço, superfície, simetria, assimetria e proporção no contexto visual da arte figurativa e abstrata.
- Perceber a pluralidade do universo artístico e sua relação com a comunicação, desde a pré-história à era tecnológica.
- Conhecer os principais fundamentos da linguagem visual e sua aplicação na criação artística.
- Expressar-se através de linguagens artísticas como música, pintura, escultura, modelagem, gravura, desenho,teatro, poesia, performance, vídeo e fotografia.
- Experimentar atividades artísticas empregando os elementos gráficos apresentados.

2° bimestre
- Perceber a contribuição da cultura indígena, na constituição da cultura brasileira.
- Compreender a utilização da cor luz e cor pigmento ao longo da história da arte.
- Perceber a influência indígena em nossos hábitos e costumes cotidianos.
- Conhecer as misturas cromáticas e sua classificação, além de fundamentos como monocromia e policromia.
- Produzir artisticamente tendo como inspiração a pintura corporal indígena.
- Experimentar a criação de pigmentos a partir de substâncias naturais, e suas misturas.

3° bimestre
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país.
- Compreender a utilização dos elementos visuais: ponto, linha e formas geométricas, na produção artística.
- Analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana.
- Perceber o emprego dos elementos gráficos e das formas geométricas ao longo da história da arte.
- Produzir máscaras utilizando formas geométricas, pontos e linhas em sua pintura.
- Criar artisticamente fazendo releituras de obras de arte a partir dos elementos visuais apreciados.

4° bimestre
- Reconhecer a influência da cultura europeia nas artes visuais, na música e na dança brasileira.
- Apresentar conceitos de volume, profundidade e perspectiva.
- Contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira.
- Analisar obras de arte e identificar os conceitos de plano e luz/sombra.
- Utilizar recursos tecnológicos como Internet, vídeo e fotografia como meios de pesquisa e registro de
manifestações culturais brasileiras.
- Exercitar os conteúdos abordados através de criações artísticas em desenho, pintura e escultura.

8° ano

1° bimestre
- Compreender a Arte Pública como um projeto artístico e político valorizador dos espaços urbanos.
- Apreender valores que difundam a memória, entendendo que a Arte Pública vai além da decoração ou da
contemplação.
- Perceber que a Arte Pública está vinculada às memórias, inclusive a musical.
- Observar a problemática da sociedade contemporânea, como o caos urbano e a depreciação dos espaços públicos.
- Exercitar o fazer criativo a partir da análise da diferença da Arte Pública que se encontra nos locais mais caóticos da
cidade daquela situada em espaços bucólicos.
- Exercitar o fazer criativo a partir da arte local e nacional, inclusive obras e monumentos do patrimônio cultural.

2° bimestre

- Pensar na modificação causada pela globalização e sua repercussão nas Artes Visuais, na Música e também no
comportamento humano e seus valores.
- Compreender as possibilidades de associações imagéticas entre o mundo virtual e a memória pessoal e
comunitária do aluno.
- Perceber o diálogo estabelecido entre a arte e o mundo globalizado.
- Apreciar a convivência de diferentes estilos, materiais, suportes, técnicas e significados na arte.
- Experimentar as diversas concepções artísticas e estéticas na sua dimensão
material e de significação.
- Criar associando diferentes estilos, materiais, suportes, técnicas e significados na arte.

3° bimestre
- Perceber que a arte contemporânea é interdisciplinar e integradora das diversas linguagens (música, dança,
teatro etc).
- Discutir a arte contemporânea como o resultado do pensamento crítico frente à problemática atual.
- Investigar a produção artística da sua comunidade.
- Expressar-se artisticamente articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.
- Agrupar obras e objetos artísticos de acordo com suas características estéticas e formais.
- Experimentar artisticamente a partir do contato com a arte contemporânea.

4° bimestre
- Entender os materiais utilizados pela arte contemporânea como ferramentas dos processos de criação dessa arte.
- Compreender a diversidade das concepções estéticas presentes nas artes contemporâneas (inclusive música, dança etc) tanto na cultura regional quanto na nacional e internacional.
- Apreciar o processo criativo de artistas contemporâneos.
- Valorizar as diferentes formas artísticas como meio de acesso e compreensão da cultura contemporânea (artes cênicas, cinema, arte digital, fotografia, música etc).
- Criar artisticamente a partir do diálogo da arte contemporânea com materiais diversos.
- Experimentar artisticamente produzindo obras plásticas articuladas a outras linguagens, como cenários,
ilustrações de textos, capas de CDs etc.

9° ano

1° bimestre
- Perceber a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
- Identificar artistas como agentes sociais de diferentes épocas e culturas.
- Conhecer e refletir sobre artistas e obras de arte presentes no seu entorno.
- Apreciar imagens, leituras e vídeos sobre artistas, suas biografias e suas formas de criação.
- Criar artisticamente tendo o cotidiano como tema.
- Elaborar registros pessoais de suas experiências com formas visuais por meio de produção audiovisual.

2° bimestre
- Contextualizar histórica e socialmente o movimento modernista brasileiro, fazendo uma análise crítica sobre a Semana de Arte Moderna.
- Perceber que um manifesto artístico pode contribuir para novos rumos da arte.
- Discutir, a partir do estudo da proposta do movimento modernista, a realidade cultural em que se vive.
- Apreciar obras artísticas (pinturas, fotografias, músicas, peças teatrais) que representem um movimento coletivo de artistas.
- Criar artisticamente a partir das principais tendências da estética moderna.
- Experienciar e observar seu próprio processo criativo durante experimentações artísticas.

3° bimestre
- Identificar nas Artes Visuais do Brasil e América Latina, diferentes atividades ligadas a questões de interesse social.
- Identificar artistas contemporâneos nacionais e internacionais que desenvolvem sua arte como veículo de mobilização social.
- Apreciar obras e objetos artísticos da atualidade como forma de resistência e mobilização social.
- Pesquisar sobre o processo criativo de artistas de sua região que tenham como temática a reflexão sobre a sociedade em que vivemos.
- Exercitar o fazer artístico com as técnicas do hip hop e do grafitti, por exemplo, como formas de interferência social e política.
- Desenvolver instalações e intervenções no ambiente escolar como forma de mobilização para questões do cotidiano discente e docente.

4° bimestre
- Entender a relação ente fotografia e representação gráfica, elaborando um estudo de sua evolução técnica para apreender a sua significação no contexto da época.
- Conhecer diferentes técnicas utilizadas para a reprodução gráfica da imagem.
- Comparar fotografias profissionais e amadoras para perceber a interferência técnica.
- Analisar uma fotografia antiga, ver seu processo de elaboração comparando com fotos atuais.
- Criar artisticamente completando imagens a partir de fragmento de fotografias.
- Criar coletivamente composições fotográficas utilizando-se de diferentes processos, como colagem, rabiscos, pintura a dedo e pinceladas.

2° ano

1° bimestre
- Conceituar arte, cultura e sociedade, conectando com a arte compreendida como manifestação social.
- Identificar artistas como agentes sociais de diferentes épocas e culturas.
- Conhecer e refletir sobre artistas e obras de arte que serviram como agentes de mudanças e denúncias da sociedade.
- Apreciar os movimentos de resistência cultural ou de criação comunitária de uma região.
- Produzir artisticamente tendo sua realidade social como tema.
- Elaborar registros pessoais de suas experiências artísticas por meio de produção audiovisual.

2° bimestre
- Contextualizar histórica e socialmente o movimento pós-modernista brasileiro.
- Conhecer os diversos manifestos artísticos que tenham contribuído para novos rumos da arte na atualidade.
- Discutir, a partir do estudo da proposta do movimento pós-modernista, a realidade cultural atual.
- Apreciar obras artísticas (pinturas, músicas, peças de teatro, etc) que representem denúncia e/ou crítica social.
- Fa z e r c r i a çõ e s a r t í s t i c a s e nvo l v e ndo a s di v e r s a s e xpr e s s õ e s do Pó s -mode r n i smo.
- Criar vídeos e músicas com temáticas sociais, tendo as expressões culturais de matrizes indígenas, africanas e latinas.

3° bimestre
- Discutir cultura de massa, consumo, globalização e as tecnologias atuais na produção artística.
- Conhecer as diversas formas de produção de arte de consumo e seus mecanismos.
- Observar obras de arte visual e comunicação, verificando as relações que estabelecem entre filosofia, indústria cultural e mídia.
- Pesquisar sobre o processo criativo de artistas que tenham como temática a reflexão sobre a sociedade em que vivemos.
- Fazer produções artísticas diversas, utilizando diferentes meios tecnológicos.
- Fazer produções visuais utilizando fragmentos de objetos e materiais reutilizáveis.

4° bimestre
- Conhecer a relação entre cinema como arte e seu contexto cultural, social, histórico.
- Perceber que a diversidade da linguagem cinematográfica pode ajudar a constituir diferentes olhares sobre o mesmo tema.
- Apreciar trechos de filmes que exemplifiquem as diversas temáticas desenvolvidas na história do cinema, do seu início aos dias de hoje.
- Assistir filmes que abordem temas de interesse para a comunidade escolar.
- Criar um vídeo, considerando as escolhas dos educandos em relação ao momento de criação no espaço do cotidiano escolar.
- Criar coletivamente composições de trilhas sonoras para um vídeo. 

Fonte: Currículo Mínimo de Artes, SEEDUC
Habilidades e
CFFFonte: Currícompetências
17 abilidades e
Competências
14

Habilidades e
Competências

12

O Pós-modernismo e as obras artísticas que representem denúncia e/ou crítica social

O Pós-modernismo e as obras artísticas que representem
denúncia e/ou crítica social


As obras de arte de denúncia social surgiram com a pintura realista. O Realismo considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a  pintura social, denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
O Pós-modernismo muitas vezes lança mão deste tipo de obra, sendo que não está preso apenas à pintura, como os realistas. Eles também usam outras linguagens artísticas como músicas, peças de teatro, computação gráfica e materiais inusitados para representarem denúncia e/ou crítica social.

Atividades

1)      Como surgiram as obras de denúncia social?

2)      Para os realistas, onde estava a beleza na obra de arte?


3)      O que difere os pós-modernistas dos  realistas ao fazerem denúncia e/ ou crítica social em suas obras?

Trabalho Individual:

- Fazer criações artísticas envolvendo as diversas expressões do Pós -modernismo.

- Criar vídeos e músicas com temáticas sociais, tendo as expressões culturais de matrizes indígenas, africanas e latinas.









segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aula de Artes


Cubismo /1° ano


Arte Abstrata


Op Art


Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com materiais convencionais e não convencionais.

CIEP Brizolão 341
Aula de Artes
Professora Rose Amaral
1° ano
* Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com materiais convencionais e não convencionais.

MESTRE VITALINO


Mestre Vitalino

Vitalino (1090-1963) foi um artista popular brasileiro. Seu estilo é copiado por muitos artesãos no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Caruaru. Filho de lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro. Aprendeu o ofício com a mãe e usou os restos do barro para fazer pequenos animais e vendê-los na feira.
Obra do Mestre Vitalino

Em 1930, começou a trabalhar com modelos humanos. Ofereceu seus trabalhos na feira de Caruaru, o que tornou maior a movimentação no lugar. Deve-se à Vitalino o aumento de turistas e visitantes na cidade de Caruaru, além da cidade levar o nome de “capital dos ceramistas”.
Obra do MestreVitalino

Em 1947, o pintor Augusto Rodrigues tomou conhecimento da arte de Vitalino e organizou no Rio de Janeiro a 1º Exposição de Cerâmica Pernambucana, evento que deu fama à Vitalino. Das obras catalogadas de Vitalino, destacam-se as peças: “Casa de Farinha”, “Zabumba”, “Lampião e Vaquejada”.
Morreu em Caruaru, 1963. É considerado um dos maiores artistas da história do Brasil.



Atividade: Modelar figuras em argila ou massa de modelar de acordocom as obras do Mestre Vitalino.