terça-feira, 4 de setembro de 2012

OS SAPATOS DE DONA DULCE


OS SAPATOS DE DONA DULCE



Quando a turma de Cacá voltou às aulas, teve uma grande surpresa. A professora da classe era a dona Dulce, a mais temida da escola.
Dona Dulce não dava moleza para ninguém. A tabuada tinha que estar na ponta da língua e ai de quem não conseguisse conjugar todos os verbos. Todo dia alguém ia parar na secretaria. Julinho era o campeão. Em menos de uma semana, já tinha visitado a diretora três vezes.
Um belo dia, dona Dulce chegou à escola com uns sapatos de couro de jacaré. Estava toda orgulhosa, exibindo o calçado de couro de jacaré legítimo, que foram trazidos por um parente que morava no Pantanal.
Que sapato diferente era aquele! Coisas de dona Dulce. Os bicos tinham o formato de cara de jacaré. Algumas crianças ficaram com medo, enquanto outras ficaram encantadas.
Quando dona Dulce foi ao quadro-negro para explicar a matéria, uma das crianças notou que os olhinhos dos sapatos-jacarés estavam piscando.
Julinho logo saiu do lugar para examinar os sapatos. Dona Dulce já ia mandá-lo sentar, mas era tarde demais. Julinho mexeu na cabeça de um dos sapatos-jacarés e este abriu o maior bocão. Logo o outro pé se animou e passou a fazer a mesma coisa. A confusão foi geral. As crianças começaram a mexer com os sapatos-jacarés e estes tentavam mordê-las. E cada vez que eles abriam as bocas, dona Dulce dava gritinhos de dor, pois isso fazia com que as pontas de seus dedos fossem apertadas.
E tanta foi a algazarra que até a diretora chegou para dar uma olhada. A turma estava toda de pé. Algumas meninas subiram nas carteiras, com medo de serem mordidas. Dona Dulce subiu na cadeira, com medo que os sapatos-jacarés mordessem seus alunos. A confusão era tanta que a diretora resolveu dar folga para dona Dulce e dispensar a turma naquele dia.
A festa foi geral. Cacá e o resto da turma foram logo colocando os materiais dentro das mochilas. Estavam dispensados!
Mas turma de dona Dulce não tem colher de chá. Depois de um copo de água com açúcar, a professora tirou os sapatos-jacarés e os colocou num cantinho da sala, para não serem incomodados e não incomodarem ninguém. E continuou dando aula com uns chinelos que tomou emprestados com a zeladora da escola.
Alguns pensaram que os sapatos-jacarés iriam sair correndo, mas nada aconteceu. Depois de algum tempo, eles foram fechando os olhinhos e acabaram por cochilar o resto da aula. Na hora de ir embora, dona Dulce os colocou dentro de uma sacola e os levou para casa.
No outro dia, tudo voltou ao normal. Dona Dulce foi trabalhar com o sapato preto que sempre usava. Cacá perguntou pelos sapatos-jacarés e dona Dulce falou que os doara para um zoológico. E logo depois, mandou que a turma abrisse os livros de português na página trinta e seis e avisou que aquele dia o recreio seria mais curto para compensar o tempo perdido com a confusão dos sapatos.



FIM





                    Rose Costa do Amaral
06.03.2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário