terça-feira, 18 de setembro de 2012

Arte erudita, arte popular e arte de massa


Arte erudita, arte popular e arte de massa

A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. Mas não necessariamente uma elite econômica, compreendida pelas pessoas ricas, e sim por uma minoria de pessoas que conhecem vários estilos artísticos e que são bem informadas, ou seja, a elite cultural. Os artistas eruditos possuem estudos refinados de diversas técnicas, materiais, estudos e de história da arte.
A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética.
A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade que faz parte sendo grandemente influenciado na sua criação pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.
A arte popular faz referência a uma herança cultural das diferentes etnias que consistem um povo.  As manifestações da arte popular como o
artesanato, a cerâmica em argila, as peças de madeira, as xilogravuras na literatura de cordel etc.
Algumas manifestações artísticas atingem a uma quantidade maior de
pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte popular e, ao mesmo tempo, arte de massa, significando “ao alcance de todos e para todos”.
Nos tempos modernos, com a evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa – rádio, televisão, jornais, revistas e cinema – a arte pôde ser explorada no sentido deampliar o público que pretende conhecê-la, entendê-la e apreciá-la.
Contudo, mesmo com a arte ao alcance de quase todos, ela continua sendo produzida por uma minoria que forma uma elite cultural. A grande diferença entre “arte popular” e “arte de massa” seria sua origem, ou seja, quem as produz. 

3 comentários: