segunda-feira, 16 de julho de 2012

Planejamento de Artes, 8ºano


SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA:  ARTES                            
8º ANO


TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS


1º BIMESTRE


Utilizando instrumentos









Desenho







Op Art








Textura







2º BIMESTRE


Gravura










Cores










Luz e sombra










Perspectiva










3º BIMESTRE


Folclore









Escultura








Releitura






4º BIMESTRE


Letras






Ilustração de texto


1º BIMESTRE


. Aprender a utilizar instrumentos que facilitam o traçado de linhas retas.
. Produzir diferentes efeitos com caneta hidrográfica.





. reconhecer, criar e aplicar as diferentes modalidades de desenho.






. Abstrair, compor e confeccionar trabalhos de Op Art.







. Perceber, reconhecer e aplicar texturas.







2º BIMESTRE


. Reconhecer as diversas modalidades de expressão.
. Criar, gravar e transportar gravuras.








. Conceituar, reconhecer e aplicar cores.










. Diferenciar, produzir e aplicar o efeito de luz e sombra.
. Identificar a luz e sombra como uma das características da pintura barroca.
. reconhecer o Barroco no Brasil






. Identificar e construir desenhos com perspectiva.










3º BIMESTRE


. Pesquisar, conhecer e representar as diferentes manifestações folclóricas.








. Criar, modelar e representar esculturas.
. Identificar a importância da escultura e modelagem  no estilo Art nouveau e Art déco..






. Interferir em obras de arte para produzir releituras; interpretar obras de arte.





4º BIMESTRE


. Identificar, reproduzir e criar diferentes tipos de letras.





. Interpretar, representar e criar ilustrações.





1º BIMESTRE


. Utilização da régua e do esquadro.
. Utilização da caneta hidrográfica.                                        
. Diferentes técnicas para pintura com caneta hidrográfica (pontilhismo, aquarelado, hachurado).





. Apresentação e definição das seguintes modalidades de desenho: desenho de observação, desenho geométrico, desenho projetivo, desenho abstrato, desenho no computador e desenho de criação.





. Definição de Op Art.
. Optical Art na escultura.
. Ilusão de óptica.
. Ilusão de óptica na obra de Escher.





. A textura em elementos encontrados no cotidiano e na arte.
. Textura com fios.
. Textura com tiras de papel.
. Textura com tintas.




2º BIMESTRE


. Definição de gravura.
. As diferentes modalidades de impressão: monotipia, xilogravura, litogravura, ponta seca, água-forte e água-tinta.
. Formas de gravura que estão presentes no nosso dia-a-dia.







. Apresentação do tema cores.
. A decomposição da luz branca e o disco de Newton.
. Definição de cor luz e a cor pigmento no vitral.
. O processo de formação das cores e o círculo cromático.
. Cores análogas e complementares.
. As cores e a harmonia na pintura.
. Definição de policromia.
. História da maquiagem.



. A importância do efeito de luz e sombra no desenho.
. As diferentes técnicas para elaboração de trabalhos com luz e sombra: tinta nanquim, caneta hidrográfica, aquarela, pontilhismo e hachuras.
. Conceito de sombra própria e sombra projetada.
. História da Arte: Barroco e Barroco no Brasil.





. Definição de perspectiva e perspectiva linear.
. Exemplos da  perspectiva na fotografia.
. Exemplos da perspectiva na pintura.
. A importância da perspectiva no desenho.
. Definição de sólidos geométricos e das partes que os compõem: aresta, face e vértice.





3º BIMESTRE


. Literatura de cordel.
. Festas folclóricas: caiapós, congada, cucumbi, rodeio e bumba-meu-boi.
. Parlenda e trava-língua.
. Culinária  (receita de bolo de fubá).
. A arte e o folclore brasileiro.




. Definição de escultura e estilo.
. A escultura de metal mais antiga do mundo.
. A utilização de arame na escultura de objetos decorativos e utilitários.
. Etapas para execução de uma escultura de arame.
. História da Arte: Art nouveau e Art déco.



. Definição de releitura.
. Reflexão sobre o conceito de Arte Abstrata.
. A releitura e seus recursos.




4º BIMESTRE


. A presença das letras no nosso dia-a-dia.
. A escrita através dos tempos.
. Diferentes tipos de letras e sua utilização.
. O traçado de letra bastão no Quadriculado e letras fantasia (em perspectiva, sombreada, ilustrativa e criativa).


. A importância da ilustração.
. A importância das ilustrações nos gráficos.
. Cuidados para a realização de uma ilustração.


1º BIMESTRE

. Exercícios que envolvem o traçado de linhas utilizando instrumentos como a régua, o esquadro e a caneta hidrográfica.
. Pintura com caneta hidrográfica.







. Desenho de observação, geométrico, projetivo, abstrato, desenho no computador, desenho de criação.






. Criação de composição baseada na Op Art.
. Criação de trabalho tridimensional baseado nas Op Art.







. Criação de textura com diversos materiais.
. Pintura com guache ou tinta acrílica.






2º BIMESTRE


. Pintura com rolha.
. Pintura com rolo.









. Colagem usando cores análogas.
. Confecção de vitral com papel celofane.









. Observação das técnicas utilizadas por diferentes artistas para produção do efeito de sombra.
. Aplicação de diferentes técnicas de sombreamento nos próprios desenhos.







. Representação de ambientes com perspectiva (ponto de fuga e linha do horizonte).
. Construção de sólidos partindo de figuras planas.
. confecção de sólidos geométricos: hexaedro e octaedro.







3º BIMESTRE


. Pesquisa sobre manifestações folclóricas regionais.









. Projeto e execução de escultura de arame.








. Apresentação de esculturas de diferentes artistas consagrados para releitura do aluno.





4º BIMESTRE


.Etapas para execução dos diferentes tipos de letras apresentados.  






. Ilustração dos poemas: Cidadezinha qualquer, de Carlos Drumond de Andrade, e O bicho, de Manuel Bandeira.
. Ilustração de uma carta enviada por Van Gogh a seu irmão Theo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário