quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os instrumentos musicais


Os instrumentos musicais
           
            Percussão (percutir é golpear, bater): bumbo ou bombo (marca o ritmo da música), tímpanos(São tocados aos pares. Um dá o som alto, o outro o som baixo), carrilhão (emite som como se ouvíssemos sinos tocando), carrilhão de banda (também conhecido como lira), xilofone (placas de madeira que emitem sons diferentes), gongo (produz sons com grandes vibrações).
           
Cordas (com uso do arco) : viola (contralto da família dos violinos), contrabaixo (som grave), violino e violoncelo.

 

Cordas (sem o uso do arco) : violão, cavaquinho,  guitarra, contrabaixo (som grave, como o de arco).

           

Cordas percutidas: pianos. Foram inventados na Itália, em 1710. Esse instrumento musical é formado de uma grande caixa sonora, com um sistema especial de cordas e teclado. O som é produzido pela vibração das cordas, percutidas por martelos especiais, que ficam dentro da caixa sonora, acionados por meio de teclas.

            O verdadeiro nome do piano é pianoforte, que significa suave-forte, em italiano.

           

Sopro: flauta (som alto e claro), flautim (parecido com a flauta), clarineta (sons altos e vibrantes), oboé (por seu som os músicos costumam afinar os instrumentos da orquestra), fagote (com este instrumento o músico tira sons muito divertidos. Ele é considerado o palhaço da orquestra)

           

Sopro (metais): tuba (som baixo e solene), trompete (sons fortes), trombone (conhecido pelo nome de trombone de vara, por possuir uma vara recurvada que serve para aumentar a extensão do tubo), trompa (tem forma espiral e som muito suave).

           

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário