sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Rococó


O Rococó



O Rococó teve início na França, no século XVIII, difundindo-se a seguir por toda a Europa. O termo “rococó” vem da palavra francesa rocaille que significa concha. A arte rococó pode ser caracterizada como requintada, aristocrática e convencional, preocupando-se em expressar apenas sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica da execução perfeita. O Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.
Na arquitetura, o estilo rococó manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada ornamentação. As salas e os salões têm, de preferência, a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas cores claras e suaves, espelhos, ornamentos com motivos florais com estuque.
Pintura rococó: Os temas da pintura rococó são mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos. Predominam as tonalidades claras e luminosas. A técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, pois permite a produção de efeitos de leveza e delicadeza dos tecidos, maciez da pele feminina, sedosidade dos cabelos, luzes e brilhos. Principais pintores: Watteau, Fragonard e Chardin.
O Balanço, de Fragonard

A escultura rococó é intimista, geralmente procura retratar as pessoas mais importantes da época. Também criou estatuetas decorativas em porcelana. Principais escultores: Jean Antoine Houdson, François Boucher e Étienne Maurice Falconet.
No Brasil, o Rococó foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por “estilo Dom João V”.



ATIVIDADES

1)       Onde teve origem o estilo Rococó?


2)       O que expressa a pintura rococó?



3)       O Rococó foi um estilo muito ____________, usado no séc. ______.

4)       Diferencie a pintura rococó da pintura barroca. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário