quarta-feira, 18 de julho de 2012

Introdução à História da Arte


 
 
 
 
 
Introdução à História da Arte

            Há milhares de anos, o homem tem-se preocupado com a beleza de tudo que o rodeia. Esta preocupação faz com que a arte exista e, conseqüentemente, os artistas.
            Podemos conhecer, admirar e descobrir os segredos da arte através de sua história.

 

           
 A arte rupestre

O período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita chama-se Pré-história. Esta fase está dividida em três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Na Idade da Pedra o homem confeccionava seus instrumentos com pedra e argila. Na Idade dos Metais esses instrumentos passaram a ser confeccionados com metais.

Período Paleolítico: No Período Paleolítico os homens eram nômades e instalavam-se provisoriamente em cavernas. As pinturas paleolíticas eram feitas nas paredes das cavernas, onde eram representados animais e o próprio homem em atitude de caça. Os pintores eram bastante observadores e representavam as figuras sem movimento. Na escultura paleolítica, todo realce era dado ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas era exageradamente volumosos, ao passo que a cabeça e as pernas eram apenas prolongamentos disformes do tronco. O tema preferido eram as mulheres.

Período Neolítico:  Neste período os homens instalaram-se em lugares fixos, construindo cabanas para viver e também monumentos e tumbas para os espíritos de seus antepassados. Na pintura, as figuras são mais estilizadas. Há representação de vida coletiva e as figuras são representadas com movimento. Na escultura, não há nenhuma preocupação naturalista. As figuras são mais símbolos que representação de modelos. Neste período surgiram as primeiras construções arquitetônicas: o dólmen, que era um altar para culto.

 



Pré-história

1)      Circule a figura que está representada de acordo com os padrões paleolíticos.





2)      No Período ____________ as figuras eram representadas com movimento.

3)      Qual era o tema preferido das esculturas pré-históricas?


4)      Descreva uma escultura paleolítica.





5)  Marque  a figura que está representada de acordo com os padrões neolíticos.







6)Uma das primeiras construções arquitetônicas:

(  )  ROLMEN.     (  )  DÓLMEN.

5)      Faça um desenho de acordo com os padrões neolíticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário