terça-feira, 3 de julho de 2012

Grécia Antiga


Grécia Antiga


Dois grupos formaram o povo grego: os dórios e os jônios A história da  arte grega se divide nos seguintes períodos: Pré-helenístico  (fase da aprendizagem); Arcaico ( fase da definição da arte); Clássico  ( fase da perfeição) e Helenístico (fase da expansão da arte para outros povos). A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.
A pintura grega: a ação do tempo destruiu a maioria das pinturas gregas. No entanto, os vasos gregos podem ser divididos em três grupos: Figuras pretas sobre fundo vermelho; figuras vermelhas sobre fundo preto e figuras vermelhas sobre fundo branco.  
As esculturas gregas apresentavam grande preocupação naturalista. Os principais escultores foam: Míron, Fídias, Policleto e Praxíteles. 
Arquitetura: as casas dos gregos eram simples e pequenas, contrastando com seus grandiosos templos. Estes, apresentavam praticamente a mesma estrutura interior, variando apenas suas fachadas e colunas. Podemos dividi-los em três estilos: dórico, jônico e coríntio.


ATIVIDADES

1)       Que grupos formaram o povo grego?

2)       Em quais períodos se divide a arte grega?


3)       Fase da definição da arte grega:
(  ) pré- helenístico    (  ) Arcaico.

4)       Qual é a fase da perfeição?

5)       Cite um escultor grego.

6)       Desenhe três vasos e pinte-os de acordo com os grupos de pinturas gregas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário