quarta-feira, 18 de julho de 2012

GRAFITE




GRAFITE

            Alex Vallauri (1949-1987) é considerado  o pai do grafite no Brasil. Suas obras participaram da 18ª Bienal de Artes de São Paulo.
Em São Paulo e em Nova York, criou painéis que suavizavam a frieza do concreto que domina a paisagem urbana. Seu trabalho foi preservado por fotografias e vídeos.

Conceito de grafite

            Grafite é um desenho feito em paredes, muros ou monumentos. Pode ser uma figura ou um conjunto de letras e palavras, com formas e significados alterados, ou seja, em vez do alfabeto tradicional, as letras são quebradas e misturadas a setas, curvas, asas, olhos, pés, raios e outros elementos. As palavras, desse modo, são escritas para serem vistas, e não lidas.

As máscaras

            No caso das figuras, o grafiteiro costuma fazer uma imagem inicial usando um molde de papelão (chamado máscara) e tinta spray. Depois, dá o acabamento. Alguns fazem o esboço com carvão diretamente no muro.
           
Diferenças entre grafite e pichação

Não se deve confundir grafite com pichação, que em geral é uma frase de protesto político, a mensagem de uma gangue ou até mesmo uma declaração de amor.

A ilegalidade

O grafite é uma atividade proibida, porque está sendo feita na propriedade de alguém ou em um bem público. Há muita perseguição policial aos grafiteiros, que atuam principalmente à noite. Mesmo assim, o grafite está presente em quase todas as grandes cidades – e, em alguns casos, revela artistas de talento.



O molde do grafite

            Muitos grafites são desenhados com moldes, também chamados máscaras. Eles são feitos de papelão ou com chapas de raio X recortadas.
            Os moldes podem ser usados de várias formas:

            Molde em positivo: A tinta é aplicada em volta do molde.



Molde em negativo: A tinta é aplicada na parte vazada do molde.





A movimentação do molde


            O molde pode ser movimentado, produzindo efeitos diferentes:

Dilatação: O molde é virado para produzir o efeito espelho, também chamado de simétrico.

            Translação: Trabalha-se o molde várias vezes, tomando por base uma linha inclinada.

            Rotação: O molde é girado em torno de um eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário