sexta-feira, 20 de julho de 2012

Desculpe a inconveniência.


Desculpe a inconveniência.


            O sol estava escaldante. Estava terminando de digitar um trabalho infindável. Que calor. Não via a hora de terminar para tomar um banho.
            De repente o telefone toca.
            _ Alô.
            _ Alô. É da casa do seu Antunes?
            _ Não. É da casa da cunhada dele.
            _ A senhora é a mãe da....
            _ Não. _ Respondera rápido. Ainda não era mãe de ninguém. Casara-se há pouco e não fazia idéia de que seu telefone fora parar na caderneta de alguém. Mas não custava tentar. Talvez o rapaz tivesse algum recado para Marina ou até mesmo Cida._ De onde você fala?
            _ Eu trabalho na padaria, o seu Antunes me conhece. É que hoje encontrei com o cunhado dele, um baixinho. Estávamos querendo comprar um aparelho de som. Ele não é marido da Miss Andaraí?
            Miss Andaraí? Teve vontade de rir. Sua irmã fora miss quando jovem. Já casara e descasara-se e o rapaz da padaria ainda a tratava como a Miss Andaraí.
            Estava vendo que aquela situação estava com cara de que ia enrolar-se.
            _ É que nós estávamos procurando um aparelho de som e não achamos. Ele não tem um carro vermelho, o esposo da Miss Andaraí?
            _ Quem tem um carro vermelho é a Miss Andaraí, mas eles já estão divorciados. Ele já até casou de novo.
            _ Tudo bem. Que mico! Desculpe a inconveniência! É que nós estávamos procurando um aparelho de som e eu achei uma loja que tem.
            _ Posso procurar o telefone da mãe dele, mas eu não tenho. Tenho que ligar pra minha irmã. Quer deixar o seu telefone?
            _ Não! Pode deixar. _ Ele estava visivelmente, quer dizer, audivelmente desconcertado. _ Desculpe o inconveniente.
            _ Posso procurar o telefone. Não tem problema.
            Provavelmente o ex-cunhado estava procurando um som pra nova casa. Que tinha? Tempos modernos. Não custava ajudar.
            Mas o rapaz não quis deixar o telefone, se desculpando mais uma vez pela inconveniência. Não se importava de dar o recado. Que tinha? E o ex-cunhado ia ficar sem o aparelho de som por causa de uma tal de conveniência.

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário