sexta-feira, 13 de julho de 2012

Barroco


Barroco




A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, na Itália, mas não tardou a espalhar-se pela Europa e até países da América. No entanto, assumiu caráter diferente de um lugar para outro. Caracteriza-se pelo predomínio da emoção, rompendo com o equilíbrio  Na arte barroca predominam as emoções.






Davi com a cabeça de Golias, de Caravaggio

                Pintura barroca italiana : As cenas das pinturas barrocas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, que intensifica a expressão de sentimentos. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também do povo simples. Esta pintura desenvolveu-se nos tetos das igrejas e de palácios. Uma pintura de efeito decorativo, com audaciosas composições de perspectiva, que davam um efeito ilusionista.. Os pintores barrocos italianos mais expressivos: Tintoretto, Caravaggio e Andrea Pozzo.
Escultura barroca: A escultura barroca dá lugar À exaltação dos sentimentos. As formas procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. Dentre os escultores barrocos italianos, Bernini foi um dos mais importantes.
A arquitetura barroca : A arquitetura do século XVII realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. Os arquitetos deixaram de lado a simplicidade e racionalidade e insistiram nos efeitos decorativos. Nesse período há uma preocupação estética com os espaços que cercam as construções, no que resultou na organização de praças e jardins.

           A difusão do barroco

O Barroco na Espanha

              Um traço original do Barroco espanhol encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas decoradas em relevo dos edifícios civis e religiosos. Na pintura, o uso expressivo de luz e sombra, conserva preocupações muito próprias do estilo nacional: o realismo e o domínio seguro da técnica de pintar. Principais pintores: El Greco e Velázquez. 


O Barroco nos Países Baixos


A Leiteira, de Vermeer



             Nos Países Baixos, o Barroco desenvolveu-se em duas direções, sobretudo na pintura. Na Bélgica, esse estilo manteve como característica as linhas movimentadas e a forte expressão emocional. Já na Holanda a pintura desenvolveu uma tendência mais descritiva, cujos temas preferidos foram cenas da vida doméstica e social, trabalhadas com muito realismo. Principais pintores: Rubens, Hals, Hambrandt e Vermeer.  


 O Barroco no Brasil


               No Brasil o Barroco surgiu um pouco mais tarde, no decorrer do século XVIII. Foi nas cidades históricas de Minas Gerais, em Salvador (Bahia) e em  Olinda ( Pernambuco) que o movimento teve sua maior expressão. É principalmente na arquitetura das igrejas e em seu interior que encontramos as maiores jóias do Barroco brasileiro.
                Desse período destacam-se dois grandes artistas: o pintor Mestre Athayde, com suas virgens e anjos mulatos, e o genial escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), com suas esculturas dos profetas em pedra-sabão e representação da Paixão de Cristo, esculturas em madeira policromada. Dentre as igrejas projetadas pelo artista está a de São Francisco, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário