sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arte pré-colombiana


Arte pré-colombiana

                A arte que se desenvolveu na América antes da chegada dos conquistadores espanhóis é comumente chamada de pré-colombiana. Trata-se de manifestações culturais de civilizações que se localizaram no México, na América Central e no norte da América do Sul, principalmente o Peru.
                A arte dos antigos povos peruanos: Por volta do ano 1000, a civilização mais importante era a tiahuanaco, com uma admirável arquitetura e escultura de figuras maciças. Entre os anos 1300 e 1438 desenvolveu-se a civilização chimu, que produziu cerâmica, ourivesaria, vasos zoomórficos e antropomórficos, ídolos e máscaras cerimoniais.
                Entre 1400 e 1532, desenvolveu-se a civilização inca, ocupando principalmente a região andina. A arquitetura é o aspecto mais surpreendente deste povo. Sendo a cidade de Machu Picchu, no topo de uma montanha, que melhor documenta a concepção urbanística e arquitetônica dos incas. 
                A arte dos antigos povos mexicanos: Dentre as instáveis civilizações mexicanas, vale ressaltar os olmecas, que realizaram uma escultura rústica, porém expressiva, muitas delas feitas em materiais raros, como o jade. Outra característica de sua escultura era a monumentalidade.
                No entanto, é a civilização maia quem tem maior destaque neste teritório. Grandes construtores, desenvolveram uma arquitetura monumental. Geralmente, de dois tipos: a pirâmide e o palácio. A pirâmide era erguida sobre patamares retangulares em cujo topo fica o templo. O palácio, de apenas um andar, possui ornamento em relevo.A escultura, que decora templos e palácios, se apresenta em forma  de monólitos isolados. A cerâmica maia apresenta uma técnica refinada e um intenso colorido.
                 A última civilização a desenvolver-se antes da chegada do europeu foram os astecas,, que ergueram imponentes templos piramidais e luxuosos palácios para um império absolutista e derígida organização social de senhores e escravos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário