sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arte Pré-cabralina


Arte Pré-cabralina


                Através dos sítios arqueológicos, foram encontradas manifestações artísticas, feitas no Brasil, antes da chegada do conquistador português. Manifestações pré-históricas (arte rupestre) foram encontradas em Minas (lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes) e também em São Raimundo Nonato (PI).
                Em São Raimundo Nonato encontramos o estilo Várzea Grande: que tem como estilo a predominância da cor vermelha e dos motivos naturalistas, a representação de figuras zoomorfas e antropomorfas, cenas de numerosos personagens, com temas variados e dinâmicos.
                A fase Marajoara:  A cerâmica á a produção mais característica a arte Marajoara, própria da ilha de Marajó. Ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e de vasos cerimoniais e funerários.
                A Cultura Santarém: A cerâmica santarena, refinadamente decorada com elementos em relevo, perdurou até a chegada dos colonizadores portugueses. Mas, por volta do século XVII, os povos que a realizaram foram perdendo suas peculiaridades culturais e sua produção começou a desaparecer. Esta cerâmica apresentava pintura, desenhos e ornamentos em relevo com figuras de seres humanos e animais.
                     Os índios produziam, e ainda produzem, uma infinidade de objetos em madeira e cerâmica, muitos dos quais verdadeiras obras de arte utilitária. Vale também lembrar a cestaria, a pintura corporal e a arte plumária, tão característicos da arte indígena brasileira.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário