sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arte Gótica


Gótico

                O nome gótico veio com os bárbaros (godos). Essa arte se distinguiu pela leveza das formas, vitrais coloridos, figuras mitológicas  e de heróis. Suas raízes estão na França.
                As formas góticas são, na sua maioria, rígidas e majestosas. O estilo gótico é essencialmente urbano, pois, a partir do século XII, o centro de cultura deixou de ser somente o mosteiro e se expandiu para as cidades. Nelas, as igrejas passaram a ser o núcleo central, sendo a catedral (onde encontramos as características do estilo gótico)
 o edifício mais importante da cidade.
A pintura gótica: Era realista e detalhista, onde predominavam os motivos da natureza, sem criação simbólica. Como herança bizantina, usou muito as cores azul, ocre e dourado. Apareceu na Itália, principalmente nas escolas de pintura, como a Fiorentina, que apresenta um trabalho realista, dramático, com novos valores, no qual aprece o claro e escuro.
                O mais célebre e inovador dos pintores góticos foi Giotto (1267-1337).
A escultura gótica: A partir do século XIII, a escultura gótica, livre do convencionalismo do estilo românico, adquire um aspecto majestoso, embora expresse serenidade e simplicidade. Desenvolveu-se em função da arquitetura.
Arquitetura gótica: Era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu. Os elementos que mais a caracterizam são os vitrais e a abóbada ogival.
Os vitrais: surgiram em função da estrutura da arquitetura. Eram feitos com vidros coloridos, grossos, ligados com chumbo. Filtravam a luz natural, permitindo maior luminosidade aos interiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário