quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Fotografia Chega ao Brasil



A Fotografia  Chega ao Brasil

            O ano de 1939 e os trabalhos de Daguerre são considerados oficialmente como ponto de partida para a fotografia, bem como sua chegada ao Brasil em 1840.
            Como o daguerreótipo consistia numa peça única e o processo para sua obtenção era caro, a burguesia viu nele a possibilidade de perpetuar sua imagem, como os nobres faziam ao contratar pintores para retratá-los.
            Entre os anos 50 e 60 do século XIX, com um aprimoramento dos recursos técnicos, houve um barateamento da fotografia,que passou a ser mais divulgada. Então veio o documentário fotográfico, destacando-se Marc Ferrez (1804-1879), que não apenas registrava os fatos, mas compunha a própria cena e Militão Augusto  de Azevedo, que tem como obra importante o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo.
            O início do século XX traz um desenvolvimento da fotografia, destacando Valério Vieira (1862-1941), que apresentou uma interessante fotomontagem numa exposição nos Estados Unidos, em que aparecem trinta figuras numa sala, todas com o rosto do próprio fotógrafo, Os Trinta Valérios.
Os Trinta Valérios

Nenhum comentário:

Postar um comentário